segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Madrid, 2005
.
A LAS CINCO DE LA TARDE
.
(un árbol nació dentro del agujero)

8 comentários:

António Pires disse...

Não gosto de touradas, mesmo!!!

(Mas gosto desta tua imagem, desfocada, volátil, impressionista, que parece outra coisa diferente do que é...). O Goya não tem culpa, pois não?

António Pires disse...

Sim, e o Lorca, que Deus lhe perdoe - a ele que foi morto pelos franquistas por ser «rojo, maçon e maricon» -, gostava delas, das touradas, às cinco da tarde, quando não havia luz eléctrica nas arenas...

Sílvia Alves disse...

Há uma coisa em Goya que me fascina: o dramatismo e dinamismo das suas gravuras (nomeadamente a Tauromaquia. É muito difícil encontrar obras em gravura com tanta força e tanta expressão.
Já na pintura prefiro o período negro do "Saturno" ou "Sabá das Bruxas". É fabuloso!!!
Quanto às touradas, que Deus me perdoe também!!!
(e as corridas de toiros são no Verão (a maioria) e Granada é no sul. às cinco da tarde, em espanha, no verão, não precisas de luz elétrica)

António Pires disse...

Sim, tens razão... A alusão à luz eléctrica tinha mais a ver com a «escuridão» desta tua foto (magnífica!) ou pintura (magnífica!): ainda não consegui perceber o que é mesmo... E a referência ao Goya veio de coisas como esta:

http://www.bne.es/productos/Goya/maxcol/g262.gif

(desculpa, se calhar só estou mesmo para aqui a dizer umas parvoíces sem sentido)

Sílvia Alves disse...

António, não dizes parvoíces sem sentido! Na verdade esta imágem é uma fotografia minha (analógica - só faço fotografia analógica, por enquanto))com filme 3600 PB, na Casa Patas em Madrid (sítio de flamenco puro gitano), de um óleo interessante q.b. de autor para mim desconhecido. No entanto publiquei a foto no blog porque achei interessante.
A imagem a que te referes é uma gravura e pertence exactamente ao conjunto de gravuras Tauromaquia e, como todas, é muito boa.
;)

Sílvia Alves disse...

Fui ver melhor por achar estranho e afinal a imagem que referes não é da "Tauromaquia" mas sim da colecção "Disparates" e chama-se "Lluvia de Toros", sabe-se lá porquê!!!

António Pires disse...

«It's raining bulls» :)

Obrigado por teres explicado a raiz dessa minha sensação - empírica, de leigo, que eu de arte não sei nada... - de que esta imagem estava entre a fotografia e a pintura ou na sua intersecção... E, seja na colecção Tauromaquia ou na Disparates, esta dança/chuva de touros fez-me lembrar, em «raccord», isto:

http://www.artchive.com/artchive/m/matisse/dance_hermitage.jpg

(ou é impressão minha ou os touros de Goya e os homens e as mulheres de Matisse dançam a mesma dança...)

António Pires disse...

E, apesar de não gostar de touradas:

http://www.youtube.com/watch?v=70AljgMvHCs&feature=related

(vê até ao fim: a mim arrepia-me mas também fico comovido com a coragem e o amor pelos seus companheiros destes forcados)